quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O retrato de Dorian Gray por Oscar Wilde

Postado por Raissa às 05:02



















Fui no sebo! Enlouqueci, não sabia qual escolher hahaha
No final da minha caça, acabei ficando com o clássico e incrível "O retrato de Dorian Gray" por Oscar Wilde.
Esse livro fala de como jovem e lindo, Dorian Gray, se perdeu em sua própria beleza. Dorian Gray era um menino loiro de olhos azuis, admirado por todos por conta de sua beleza. Era amigo de Basílio Hallward, um pintor que o adorava e suas melhores obras eram as que fazia de Dorian. Um certo dia, Basílio fez o retrato mais real e maravilhoso de Dorian e este achava injusto envelhecer olhando pra um retrato dele jovem. Então, Gray fez um pacto e seu retrato virou sua alma. 
Além disso, Dorian é altamente influênciado por Lorde Henry. A partir dessa influência, e dos acontecimentos decorrentes, Dorian Gray muda completamente de caráter e isso reflete na degradação de sua alma.
O livro também conta com muitas críticas a sociedade inglesa do século XIX e é cheio de sentimentos hedonistas. Outro assunto que o livro recorre é o relacionamento homoafetivo. Em sua publicação original, o livro foi acusado de ser muito ousado e foi censurado. Mesmo com a retirada de 500 palavras (sem o consentimento de autor), o texto foi mal recebido pelos críticos. Quando Wilde reviu seu texto para a publicação, ele fez alterações substanciais deletando passagens controversas e adicionando novos capítulos. O livro que originalmente era de treze capítulos foi publicado com vinte. 
Felizmente, a Editora Biblioteca Azul recentemente publicou o romance na versão não censurada e com seus originais treze capítulos. Uma edição impecável, uma capa digna e ilustrações belas. Infelizmente não sabia dessa curiosidade do clássico e minha versão foi a antiga mas isso não tirou nem um pouco o efeito do texto. 
Teve choque, suspense, terror, loucura, romance, drama, tudo em um único livro. Confesso que tive horas de viajar ao mesmo tempo que estava lendo e não sei se com isso posso concluir algo, deixarei no ar... Enfim, a forma poética do texto fez a leitura se transformar. As loucuras e a forma com que o protagonista mudou fizeram o texto enriquecer. Mesmo sendo a versão censurado, percebi o amor e as críticas nas entrelinhas. O livro é sensacional, verdadeiramente um clássico. 
Ps: Que final foi aquele? socorro. 






















"...Todo retrato pintado com sentimento é um retrato do artista, não do modelo. O modelo é simplesmente o acidente, a ocasião. Não é ele que o pintor revela; quem se revela sobre a tela colorida é o próprio pintor. A razão pela qual não exibirei esse retrato está no temor de mostrar nele o segredo da minha própria alma." - Basílio Hallward para Lorde Henry (p.11)


 Um pouco da minha edição...
Editora: Círculo do Livro
Tradução: Oscar Mendes
Páginas: 280 
Publicado em 1975 - 2° Edição

 Um pouco da edição da Biblioteca Azul... (Extraídas desse site)
Título: O retrato de Dorian Gray: edição anotada e não censurada
Tradução: Jorio Dauster
Páginas: 352
ISBN: 978-85-250-5413-5

Nota:por eu ter me desligado em algumas partes...


Espero que tenham gostado, não vou nomear meus textos sobre livros de resenhas. São só uma apresentação e um comentário sobre eles.. Não sei se pode ser considerado resenha.. Não sei falar de diagramação e de folhas mas tudo bem, espero que tenham uma boa leitura (: 
Até logo!
*Todas as fotos desse post foram tiradas e editadas por mim.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Último romance Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos